“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade; porque são estes que o pai procura para seu adoradores.”
MINISTÉRIO DE
LOUVOR E ADORAÇÃO
INTRODUÇÃO
No mundo evangélico de hoje, vemos uma associação diária e quase constante entre louvor e adoração com música. Ouvimos muitos pastores, líderes e dirigentes dizendo: - vamos louvar! E segue-se uma música. Outros dizem:- vamos ouvir um louvor! E lá se vai alguém tocar ou cantar. Não há nada de errado nesta associação. Porém muitos de nós, com isso, entendemos que, só louvamos quando cantamos ou que se não há música, seja com acompanhamento ou à capela, não há louvor.
Nosso Deus é um musical e festivo (Ex. 5:1), mas isto não significa que louvor é música. A música foi criada por Deus e imitada pelo diabo. Ela acalma, irrita, traz prazer, dá coragem, tristeza, alegria, nos faz lembrar de algo ou de uma época, de um momento, traz saudade, faz chorar, enfim, a música é um instrumento que nos move à algo, ela nos satisfaz. Portanto Deus criou a música para servir de CANAL para o louvor e adoração. Se música fosse louvor, muitos que não sabem cantar ou tocar não poderiam louvor adorar e, nós fomos criados para o louvor de Sua Glória (Ef. 1:11,12). Deus se agrada do louvor de Seus filhos (Sl 147:1) e quer que deles saia o mais sincero louvor, seja com música, dança, palavras, gestos ou ações.
“LOUVAMOS A DEUS POR AQUILO QUE ELE FAZ E O ADORAMOS POR AQUILO QUE ELE É”
CARACTERÍSTICAS DE UM LIDER DE LOUVOR
§ SER NASCIDO DE NOVO
(João cap. 3)
Ninguém pode ser um líder de louvor e adoração se não faz parte da família de Deus, se não é nascido de novo.
§ SENSIBILIDADE PESSOAL
Um líder deve ter sensibilidade para se portar com educação e respeito. As pessoas que estão sendo ministradas vieram para entregar algo a Deus e receber Dele benção e, um líder nesta hora deve ser o condutor para ajudá-las à cumprir sua vontade como se estivessem em sua própria casa.
Dicas: Sorria, cumprimente, sinta a clima, veja se as pessoas estão gostando, se não estão casadas, deixe-as à vontade, seja cordial, não ordene, peça, convide. Você terá um grupo à seu dispor para cumprir aquilo que Deus te mandou fazer.
§ SENSIBILIDADE ESPIRITUAL
Um líder deve viver aquilo que prega. Se pregamos intimidade com Deus devemos ter esta intimidade para ministrar na casa do Senhor. “O Senhor não quer ser adorado da maneira que queremos adorá-lo, Ele quer ser adorado da maneira que Ele quer ser adorado” ( Asaph Borba). Esta sensibilidade vem da comunhão dos líderes no seu quarto, no seu trabalho, escola, enfim, todos os lugares em que passar. Que passa um recado é porque já ouviu o mesmo e transmite à outros.
§ EXEMPLO
Um líder passa aquilo que vive. Ele deve ser o reflexo de Cristo na ministração e na vida. Se for uma pessoa que só arruma confusão e briga, como vai chegar e cantar “ o amor é dom supremo”? um exemplo vale mais que mil palavras. A bíblia que o mundo lê é a nossa vida. Devemos ser honrados e digno (pelo Senhor) de estarmos ali. Se formos um bom exemplo, ficará muito fácil ministrar o louvor e adoração.
§ SER SERVO
Ministramos para servir. Somos anfitriões, para apresentarmos o povo à presença de Deus (Mt. 23:11 e Sl 2:11). Devemos servir aos outros, nos preocuparmos se estão bem, levar a palvar em uma bandeja, lavar os seus pés.
§ SER HUMILDE
Exaltação só a Deus. Devemos nos humilhar na presença de Deus e deixar nosso orgulho de lado. Nossa dignidade é o Senhor. Se Deus mandar devemos fazer. E isto inclui, mudar nossa maneira de agir, nossa maneira de falar. Aceitar críticas. Ouvir os outros, ser digno de respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário